chá
5 ervas para melhorar a digestão
25 March, 2017
dor nas costas
Dor nas costas? Menos remédios, mais meditação
25 March, 2017

10 coisas que você precisa saber sobre saúde oral

10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-saude-oral-destaque

Listamos 10 coisas que você precisa saber sobre saúde bucal, algumas até são sempre muito faladas e não é novidade para ninguém. Não deixe de visitar regularmente o seu dentista.

10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-saude-oral

Confira:

1) Alimentação saudável

A alimentação saudável, especialmente durante a infância e a adolescência, é importante para o desenvolvimento e para a prevenção de problemas de saúde no futuro, entre eles a cárie.

2) Excesso de acúcar

O excesso de açúcar ingerido em alimentos ou bebidas, seja em termos de quantidade ou de frequência de ingestão e uma higienização bucal precária, contribuem para o surgimento de cáries nos dentes. A falta de flúor também é um fator que contribui para o aumento do risco de cáries.

3) Frutas e verduras

A ingestão adequada de frutas e verduras e alimentos ricos em vitaminas também pode ajudar a manter uma boa saúde bucal. A falta de vitaminas e a má higiene pode facilitar o aparecimento de cáries e problemas na gengiva.

4) Alimentos ricos em fibras

Mastigar alimentos ricos em fibra contribui para a limpeza indireta dos dentes e estimula a produção da saliva, que contêm várias substâncias importantes para a saúde e bem estar bucal além de ajudar a controlar o pH.

5) Cárie

A cárie é um problema que provoca uma destruição dos tecidos duros dos dentes (esmalte e dentina) e tem tratamento. Se não for tratada pode provocar complicações que exigem tratamentos mais severos.

6) Placa bacteriana

A placa bacteriana é a principal responsável pelas mais frequentes pelos principais problemas nos dentes e outros tecidos (gengiva, ligamento periodontal e osso). A falta de cuidados com a placa bacteriana pode contribuir para o surgimento de cáries e outros problemas. O fio dental é um grande aliado no combate à placa bacteriana que se forma entre os dentes.

7) Doença periodontal

Vermelhidão e sangramento das gengivas, mau hálito e sensação de movimento dos dentes são os sintomas mais comuns dessa doença.

8) Risco cardiovascular

A periodontite pode aumentar o risco de desenvolvimento do primeiro evento cardiovascular, independente da presença de outros fatores de risco. A prevenção e o tratamento precoce da periodontite são fatores importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares.

9) Fumo e tumores

O consumo de cigarro, a elevação da temperatura em pontos específicos e a ação direta da nicotina provoca o espessamento da camada mais superficial da mucosa, a alteração das células e da imunidade, como consequência o aumento do risco de lesões potencialmente malignas. O risco do aparecimento de tumores em fumantes é 6 vezes maior. Depois do acúmulo de placa, o cigarro é o fator que mais provoca problemas bucais.

10) Álcool

A ingestão de álcool pode interferir no desempenho das papilas gustativas, causando alterações no paladar. Naturalmente o álcool é desintegrado por enzimas presentes na boca e é transformado em uma substância que danifica os tecidos periodontais. Outros produtos derivados de álcool ou com alto teor de açúcar também elevam a acidez bucal deixando o ambiente propício para o surgimento de cáries e outros problemas. A associação do álcool e do tabaco resultam num aumento do risco de câncer de boca.

 

Comments are closed.