argila-acne
Argila no tratamento de Acne
4 December, 2018
afta
Afta: sintomas, causas e possíveis remédios
7 May, 2019

5 propriedades curativas do mel

mel

O mel tem sido considerado como um verdadeiro remédio há muito tempo, podendo ser utilizado em diversas situações para a prevenção e a cura de pequenos problemas de saúde. E o mel já era utilizado dessa forma desde antes de existirem os remédios que utilizamos hoje. Nos últimos anos, a ciência decidiu estudar e confirmar a eficácia desse maravilhoso produto da natureza.

 

mel

Para quem gosta e é consumidor de mel o cuidado é com os produtos adulterados que também são oferecidos no mercado. Por isso o importante é se certificar de que o produto que você está levando para casa é mel natural e sem processo industrial ou adição outros produtos indesejados.

Quanto à restrição ao mel, não é recomendado o consumo por crianças com menos de um ano de idade, o motivo é o risco de o produto estar contaminado com os esporos da bactéria Clostridium botulinum que pode causar uma doença que afeta os nervos e músculos, o botulismo.

De qualquer modo, vamos aos efeitos benéficos do mel sobre o nosso organismo.

1) Calmante da tosse

O mel pode ser considerado como um substituto dos xaropes para a tosse, ministrado a dose de uma colher à noite antes de dormir, como se fosse um remédio. É possível avaliar a eficácia do mel para acalmar a tosse sem precisar recorrer aos medicamentos tradicionais.

2) Propiedades antibióticas

As propriedades antibióticas do mel aplicadas sobre a pele para uso tópico eram bem conhecidas por parte da medicina natural tradicional, mas foram esquecidas com a chegada dos recursos da indústria farmacêutica. Segundo estudos, o mel, especificamente da qualidade “Manuka”, contém uma alta propriedade antibiótica e anti séptica sobre pequenas lesões na pele.

3) Propriedades antiinflamaórias

Entre as inúmeras características consideradas benéficas para a saúde, o mel tem propriedades anti inflamatórias que fazem, o mel também tem propriedades anti-inflamatórias que o tornam adequado para a sua aplicação em caso de picadas de insetos, especialmente em picadas de mosquito. As propriedades anti inflamatórias de mel são eficientes para o alívio da coceira e da vermelhidão.

4) Propriedade antioxidante

O mel é considerado um alimento funcional e com propriedades antioxidantes que podem ajudar o nosso organismo na prevenção de diversas doenças e retardar os processos de envelhecimento que acontece com o passar do tempo. O mel é tido como protetor do nosso corpo da ação dos radicais livres e de beneficiar a saúde do coração.

5) Combate a acne

Segundo algumas pesquisas o mel possui propriedades que podem ser utilizadas para a cura dos processos inflamatórios da pele provocados pela acne, com referência à manifestação que se apresenta sobre a pele. Os efeitos positivos do mel acerca da acne estão ligados às propriedades antibacterianas.

Comments are closed.