Pet-terapia-em casa
Como os animais domésticos contribuem para o bem estar dos idosos
23 May, 2019
Respirar lentamente ajuda a combater o estresse
Respirar lentamente ajuda a combater o estresse
23 September, 2019

Acupuntura: como funciona, benefícios e aplicações

acupultura-beneficios

A acupuntura é um dos tratamentos mais respeitados da Medicina Tradicional Chinesa. Quem nunca foi tratado com esta prática normalmente teme as agulhadas, já que é um tratamento que utiliza pequenas agulhas para estimular o equilíbrio e saúde do corpo. Mas, como funciona e quais são os benefícios da acupuntura?

acupultura-beneficios

Como funciona?

A Medicina Tradicional Chinesa é um sistema complexo de teorias e técnicas de origem muito antiga e que ainda hoje é praticada. Esta técnica é baseada na teoria segundo o qual o corpo é constituído por uma série de canais energéticos, cada um deles age sobre determinado órgão de modo que o corpo esteja sempre em equilíbrio e com isso garanta todas as suas funções. Se o corpo estiver em harmonia, a energia flui tranquilamente sem problemas nesses canais, mas se por algum motivo algum desses canais estiver obstruído e interferir no fluxo energético surgem sintomas como a dor, aborrecimentos de vários tipos ou doenças.

A acupuntura pode intervir para remover esses bloqueios favorecendo a cura. Como?

Estimulando, através das agulhas suaves e flexíveis os pontos específicos do corpo que podem ser em diferentes áreas como pés, abdômen, costas, mãos, teste, orelhas, etc. Se trata de uma técnica na qual se valoriza a pessoa na sua totalidade e não só suas características e problemas físicos, mas também o seu bem estar mental e psicológico bem como as peculiaridades presentes que o especialista em Medicina Tradicional Chinesa deverá associar a um dos “5 elementos” (madeira, fogo, terra, metal e água).

Benefícios e aplicações

A acupuntura oferece diversos benefícios que podem se manifestar não somente no corpo mas também na mente. Este tipo de tratamento pode ser eficiente para resolver problemas musculares ou transtornos comuns, circulatório, respiratório (incluindo alergias), gastrointestinal, ginecológico, urinário, mas também psicológico (um exemplo é o ataque de pânico). É uma técnica que pode ser utilizada também em crianças, especialmente para tratamento de rinite alérgica, asma e sinusite crônica.

Geralmente os tratamentos com agulhas funcionam muito bem em problemas da esfera ginecológica como tratamento da TPM, irregularidade dos ciclos, alívio dos efeitos típicos da menopausa ou resolver problemas de infertilidade (naturalmente funciona somente em alguns casos). Tem quem utilize as agulhas para tratar dermatites, psoríase e outros problemas dermatológicos geralmente relacionados a esfera emocional ou psicológica.

Outras aplicações da acupuntura podem ser em casos de dieta de emagrecimento para favorecer a perda de peso, para tratar dependências como a do cigarro, álcool e drogas.

Os benefícios da acupuntura podem ser desfrutados também em casos de:

  • Dores articulares ou musculares;
  • TPM e sintomas da menopausa;
  • Problemas digestivos;
  • Dores de cabeça e enxaqueca;
  • Dores cronicas;
  • Ansiedade e crises de pânico;
  • Problemas dermatológicos;
  • Tratamento anti-idade;
  • Infertilidade;
  • Alergia;
  • Sinusite crônica;
  • Asma;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Tratamento na dependência do cigarro, álcool e drogas.

Ressaltamos que a acupuntura pode ser utilizada como único tratamento ou associada a outros tratamentos clássicos como a medicina tradicional.

Quanto tempo dura uma sessão?

O tempo de uma sessão de acupuntura varia de acordo com o problema do paciente que recebe o tratamento. Em média, a aplicação das agulhas é de 20 – 30 minutos, mesmo que alguns tratamentos sejam mais curtos e outros mais longos.  Geralmente são utilizadas de 6 a 12 agulhas que podem ser inseridas com uma profundidade de poucos milímetros ou ainda, alguns centímetros em pontos onde tem uma maior concentração de gordura (como glúteos).

Normalmente, leva algumas sessões para resolver definitivamente o problema, é o tempo que o profissional de saúde leva para entender através de alguns sinais que o corpo envia e as melhorias relatadas pelo paciente, quando o resultado é obtido, o tratamento pode ser considerado concluído. Os resultados e sua duração dependem ainda de outros fatores entre os quais o estilo de vida que deve ser o mais saudável possível. Para favorecer a cura o acupunturista pode ainda recomendar o uso de remédios naturais fitoterápicos.

A acupuntura é dolorida?

A pergunta feita por muitos antes de se submeter a uma sessão de acupuntura é sobre a dor. A resposta é não mesmo se desencadear um pequeno incômodo no instante em que a agulha é inserida, especialmente em algumas áreas mais delicadas. Uma vez aplicada a agulha, não se sente nenhuma dor no máximo algum calor devido aos efeitos dessa técnica, de origem chinesa, naquele ponto específico e como consequência no resto do corpo.

Contraindicações

Se feita com especialistas a acupuntura oferece poucas contraindicações que estão limitadas em casos que realmente esta técnica não seja indicada. Lembramos que somente profissionais da área de saúde com especialização em acupuntura estão habilitados para exercer esta prática. É necessário um perfeito conhecimento da anatomia do corpo além de conhecimentos na Medicina Tradicional Chinesa.

Se não forem utilizados materiais esterilizados é possível contrair alguma infecção através das agulhas. As agulhas não podem ser inseridas em feridas ou em pontos de infecção.

Se desaconselha geralmente o tratamento em caso de hipertensão arterial não tratada, diabetes, hepatite C e epilepsia. Pessoas que tem pavor de agulha também devem evitar a acupuntura que neste caso se transformaria em um tratamento que proporciona mais estresse do que benefício.

Comments are closed.