Colesterol 3
Colesterol: conhecer para prevenir
30 August, 2018
3069
6 dicas para um banho relaxante
12 November, 2018

Conheça 5 modalidades de terapias naturais

Terapia-Holística-

As terapias naturais são aquelas técnicas, estudos e práticas que não pertencem à medicina tradicional. Grande parte tem origem milenar e consideram o homem como um ser indivisível em que corpo e mente se influenciam mutuamente. As terapias naturais trabalham de forma preventiva e funcional baseada em remédios naturais. Tais definições de medicina alternativa e complementar não fazem parte da medicina tradicional, farmacêutica, odontológica e veterinária.

Existe uma infinidade de tratamentos alternativos que atuam tanto na prevenção e na potencialização de tratamentos tradicionais para doenças do corpo e da mente. Fizemos uma lista com alguns tratamentos que, há muito tempo, melhora a qualidade de vida trazendo para nossa vida bem estar e longevidade entre outros benefícios.

Shiatsu

Shiatsu

O shiatsu é uma técnica de massagem curativa e preventiva. A palavra shiatsu significa “pressão” (atsu), que vem realizada com os dedos (shi), as mãos, cotovelos e joelhos em determinados pontos (tsubo) para equilibrar a energia (ki) ao longo dos meridianos. O massoterapeuta faz a diferença, desenvolve uma sensibilidade capaz de identificar o fluxo de energia. Não se utiliza óleo para deslizar as mãos, como em outras massagens.

Acupuntura

aculputura

A acupuntura é um antigo método terapêutico que faz parte da medicina tradicional chinesa. Graças a inserção de algumas agulhas em pontos específicos do corpo, a acupuntura visa restabelecer o estado de saúde e bem estar das pessoas. Para a medicina tradicional chinesa, o estado de doença é causado por uma má circulação da energia vital (ki) resultando em acúmulo ou carência de energia entre as partes do corpo. Então a acupuntura restabelece o equilíbrio energético do indivíduo garantindo o estado de bem estar.

Terapia Holística

Terapia-Holística-

A base da terapia holística entende que o ser humano é concebido como uma unidade de corpo e espírito e deve respeitar o ambiente em que está inserido. Para a terapia holística os distúrbios são uma resposta do corpo e vem do desconhecimento da arte de viver. A chave para a cura está no ritmo sagrado que regula as nossas células, o metabolismo, os dias, as estações. Hoje se procura uma aproximação com a medicina tradicional que não seja baseado em uma lógica de causa e efeito, mas que também tenha relevância para a sensibilidade do indivíduo. Busca o equilíbrio do corpo, mente e social utilizando impulsos naturais, através da auto-ajuda ou do despertar da consciência do ser sobre quem ele é e qual o seu papel no mundo.

Naturopatia

Naturopatia

A naturopatia nasce com o objetivo de ajudar o organismo a restabelecer as condições de saúde alterada por uma doença. Na medicina natural os cuidados devem ajudar o corpo da maneira mais natural possível. Na naturopatia existem vários remédios para sustentar o processo de cura: do jejum à argila, passando pela alimentação, os óleos essenciais, cores, aromas, cristais, movimento e reflexologia.

Reiki

reiki

O reiki é uma prática energética que consiste em tratar problemas físicos e emocionais. O tratamento prevê a imposição das mão por todo o corpo podendo se intensificar em algumas áreas dependendo do que a pessoa precisa.

Comments are closed.