5-remedios-naturais-contra-a-dor-de-cabeca01
5 remédios naturais contra a dor de cabeça
25 March, 2021
Como-evitar-os-danos-causados-pela-vida-sedentária-de-escritório
Como evitar os danos causados pela vida sedentária de escritório
23 November, 2021

Diabetes: fatores de risco

diabetes-01

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, São mais de 13 milhões de pessoas com diabetes no Brasil, este número representa quase 7% da população do país e este número é crescente. Algumas vezes o diagnóstico da doença pode demorar o que aumenta as chances de desenvolver alguma complicação.

diabetes-01

Fique atento aos fatores de risco.

A predisposição de desenvolver diabetes é maior para aqueles que já têm algum diagnóstico da doença na família. Mas o fator genético não é tudo, é preciso avaliar outros fatores. Fazem parte do grupo de risco da diabetes tipo II as pessoas que combinam alguns fatores como:

  • Idade superior a 45 anos – Com o avanço da idade e as mudanças no nosso metabolismo, a tendência de desenvolvermos algumas doenças crônicas aumenta. 
  • Sobrepeso – É uma condição que desencadeia os demais fatores de risco e a principal causa de diabetes tipo 2. 
  • Circunferência abdominal maior do que 80cm para as mulheres e 94 cm para os homens (a medição deve ser feita na altura do umbigo)
  • Sedentarismo – É recomendado atividade física de pelo menos 30 minutos por dia. 
  • Colesterol Alto – O colesterol é um tipo de gordura que está presente em alimentos como ovos, carnes gordas e derivados do leite integral. O excesso de colesterol no sangue pode causar a aterosclerose, doença caracterizada pela formação de placas no interior das artérias, que vão dificultar a passagem do sangue.
  • Pressão Alta –  A hipertensão é uma doença extremamente perigosa pois, muitas vezes, não apresenta sintomas. Aferir a pressão periodicamente é uma atitude recomendada a todos.

 

Por que o risco de diabetes é maior na sociedade moderna?

A má alimentação é uma das causas mais significativas para o aumento da doença. Cada vez se consome mais alimentos processados e dificilmente lemos o rótulo do que consumimos, portanto não sabemos o que estamos comendo e assim acabamos ingerindo muito mais açúcares e gorduras do que o recomendado.

Outro motivo responsável pelo aumento do risco da doença e o sedentarismo, ou a falta de atividade física. Antigamente as pessoas se caminhavam mais principalmente pela dificuldade de transporte e também os trabalhos exigiam muito mais esforço físico. É um cenário bem diferente do que vivemos nos dias de hoje.

Além disso, o diagnóstico de algumas doenças podem fazer você entrar na zona de risco de desenvolver diabetes como por exemplo: pressão alta, colesterol, síndrome do ovário policístico, alguma doença renal crônica ou ainda alguns distúrbios psicológicos.

Portanto, cuide da sua saúde e fique atento aos fatores de risco, na dúvida procure um médico de confiança.

 

Comments are closed.