10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-saude-oral-destaque
10 coisas que você precisa saber sobre saúde oral
25 March, 2017
cigarro5dicasparadizeradeus
Cigarro: 5 dicas para dizer adeus
15 August, 2018

Dor nas costas? Menos remédios, mais meditação

dor nas costas

A lombalgia é uma das patologias mais comuns. Mas para se ver livre desse mal a maioria das pessoas recorre aos medicamentos, só que esse deveria ser o último recurso.

A lombalgia, ou dor na região lombar da coluna e não olha quem: 80% da população vai sofrer com essas dores pelo menos uma vez na vida, sendo essa uma das principais motivos pelo qual as pessoas procuram os médicos.

dor nas costas

Mais meditação, yoga e tai-chi

A lombalgia pode ser causada tanto por questões estruturais e anatômicas quanto por fatores sociais, biológicos e psicológicos. O fato é que quem sofre de depressão ou está insatisfeito com o seu trabalho tende a ter uma maior incidência de dores na região lombar.  

Por esses motivos, o conselho é desenvolver um tratamento amplo e que envolva massagem. Se o caso for crônico, os exercícios físicos, as terapias de reabilitação e a incorporação de técnicas de respiração ajudam a reduzir o estresse e podem ser muito eficazes. Também dê espaço para a meditação, para o yoga e ao tai-chi.  

Medicamentos como último recurso

O tratamento com medicamentos deveria ser recomendado somente quando outros tratamentos, como os citados acima, não funcionarem. Sem contar que muitas vezes a ingestão de fármacos é feita sem a devida orientação de um médico e assim, os medicamentos podem mascarar o quadro real ao invés de proporcionar  bem estar. Por isso, o uso de remédios deveria ser considerada como última opção.

A verdade é que não existe uma pílula mágica para curar a lombalgia mas, fica cada vez mais evidente que a prescrição de medicamentos deve se dar somente em casos de real necessidade. E é melhor trabalhar primeiro com o bem estar físico e psicológico do paciente.

Comments are closed.