A acne é um distúrbio dermatológico que atinge não só os adolescentes mas também os adultos, causado por uma inflamação que tem origem nos folículos pilossebáceos e das glândulas sebáceas. Apesar de se tratar de uma doença, crônica, sua evolução é benigna e muitas vezes, quem é afetado pela a acne, pode ter consequências psicológicas, influenciando a percepção de si mesmo e interferindo nas relações sociais.
Antes de mais nada, vamos cuidar da alimentação
A alimentação é fundamental para o tratamento e cura da acne. Consumir alimentos que não sobrecarregam o fígado trará efeitos positivos sobre o estado da pele.
Mais uma ajuda, um remédio natural e bem econômico: a argila. A argila é uma mistura composta de diversos minerais dos quais o alumínio, zinco, magnésio, ferro, silício, cálcio e outros; vale lembrar das suas propriedades anti sépticas, bactericida e cicatrizante.
Argila: remédio natural contra a acne
Podemos encontrar diferentes tipos de argila: branca, cinza, verde, vermelha, preta e rosa. E não é só a cor que é diferente, cada uma tem uma funcionalidade diferente.
- Argila Rosa é a mistura da argila branca com a vermelha, rica em ferro e é indicada especialmente para anemia, para distúrbios hepáticos e para curar a mucosa intestinal. É indicada para peles sensíveis e delicadas, tem efeito desinfetante, cicatrizante e suavizante.
- Argila branca conhecida como caulim é muito utilizada em produtos cosméticos. Recomendada para uso em peles sensíveis e desidratadas. Sua composição tem uma concentração maior de alumínio e o pH é parecido com o da pele. Entre os benefícios da argila branca podemos citar o clareamento, absorção da oleosidade da pele mantendo a hidratação, além das funções suavizante e cicatrizante. Pode ser utilizada em qualquer tipo de pele.
- Argila vermelha rica em cobre e óxido de ferro ela auxilia na respiração das células, é aconselhada para acalmar as irritações cutâneas, abscessos e furúnculos e também para tratamento de redução de linhas de expressão. É também indicada em caso de traumas, contusões, hematomas e dores musculares. A argila vermelha reduz o inchaço e ameniza a dor. Tem a capacidade de absorver a oleosidade da pele e renovar a estrutura das células
- Argila verde é indicada para peles oleosas e com acne. O seu poder absorvente faz da argila verde a mais indicada para a cura da acne e da eczema. Possui propriedades anti inflamatórias, ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante. A argila verde ainda nutre a pele com sais minerais e absorve a radiação solar prevenindo o envelhecimento. Pode ser usada ainda para fazer um peeling natural.
- Argila cinza seu uso é recomendado para peles oleosas e com manchas. Também é eficiente no combate a cravos e espinhas além de ser um ótimo esfoliante, ajuda ainda no controle da seborréia capilar. Em sua composição podemos destacar a presença do titânio.
- Argila preta bastante utilizada para desintoxicação, especialmente em peles oleosas. Apresenta uma alta concentração de alumínio, e silício. Atua como rejuvenescedor além de oferecer ações anti artrósica e antiestresse. A argila preta é também conhecida como lama vulcânica.
Independente da cor, a argila pode oferecer grandes benefícios à pele e ao combate às acnes.
Máscara contra a acne para preparar em casa
Em um pequeno recipiente misture a argila com uma colher de água morna. Misture bem até que fique homogêneo, se necessário acrescente mais um pouquinho de água. Quando a mistura estiver densa e homogênea aplique no rosto seco. Deixe agir por meia hora e depois retire enxaguando com água morna, a água fria pode agredir a pele e provocar irritações.
Repita este tratamento uma vez por dia durante uma semana. Havendo acnes ainda, prossiga com o tratamento mas agora, duas vezes por semana.