acupultura-beneficios
Acupuntura: como funciona, benefícios e aplicações
25 May, 2022
ansiedade-01
4 Remédios naturais para combater a ansiedade
9 September, 2022

Respirar lentamente ajuda a combater o estresse

Respirar lentamente ajuda a combater o estresse

Respirar lentamente pode reduzir o estresse e difundir uma sensação de calma, o mesmo acontece se for feito de maneira rápida, a tensão tende a sair. Um processo observado há tempo. 

Quem pratica yoga sabe, por exemplo, que é possível se acalmar controlando a respiração. Uma boa respirada profunda e a mente se acalma, o batimento cardíaco se torna regular e podemos voltar a sorrir para a vida. A respiração profunda é, de fato, um antídoto perfeito para quando nos sentimos estressados, aditados ou sob pressão. 

Em um dia passamos por muitos momentos como esses. Basta uma discussão no trabalho, o trânsito caótico ou algum problema em casa para generalizar aquela sensação de mal estar. Quando percebemos que a nossa respiração é rápida e ofegante, devemos parar um pouco, colocar a mão suavemente sobre a barriga e se concentrar no ar que entra pelo nariz e deve chegar até a barriga levantando ligeiramente a mão que ali está.  O yoga vem ajudar fornecendo um remédio muito útil para se acalmar instantaneamente. A respiração correta pode fazer milagres. 

Existe, de fato, um grupo de neurônios que liga a respiração ao humor e é responsável pela calma, localizado no fundo do tronco cerebral. E é ali que, segundo os cientistas, se desenvolve o relaxamento, atenção, ansiedade e excitação. Esse  tipo de “marcapasso respiratório” tem a ver com muitos tipos diferentes de respiração associadas com diferentes emoções: regular, relaxado, excitado, ofegante, soluçante, suspirante. 

Partindo do pressuposto que estes grupos determinam diferentes estados de ânimo ligados a respiração, os cientistas identificaram 60 subtipos neuronais, cada um atende a um ritmo respiratório diferente, e portanto, emoções diferentes. 

Não basta lembrar que a respiração profunda tem outros benefícios, tais como ajudar a mudar a sua própria postura, reencontrar o sorriso, aliviar a dor além de estimular a circulação sanguínea. Em geral, existem tantas maneiras para melhorar a própria saúde através da respiração. 

Não é a toa que quando estamos muito agitados se diga: “respira fundo”.

Comments are closed.