POST%2FBLOG (1)
Como relaxar os olhos depois de um dia de trabalho na frente do computador
23 August, 2018
Terapia-Holística-
Conheça 5 modalidades de terapias naturais
11 September, 2018

Colesterol: conhecer para prevenir

Colesterol 3

O colesterol alto, junto a obesidade, diabetes e hipertensão, são as doenças que oferecem um alto risco cardiovascular. Podemos chamar de “doenças do bem estar” essas quatro doenças normalmente começam com uma alimentação desregrada e um estilo de vida não tão saudável.

Evitar os fatores de risco é sem dúvida a melhor orientação a seguir. Uma dieta equilibrada e um pouco de atividade física ajudarão a manter uma boa saúde sob controle.

 

Healthy food in heart and cholesterol diet concept on vintage boards

 

O que é o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura encontrado no corpo e muito importante para o seu funcionamento normal. O nosso organismo produz cerca de 70% do colesterol necessário, os outros 30% são provenientes da alimentação.

O colesterol tem um papel importante no metabolismo do nosso corpo. É indispensável para a produção de alguns hormônios como  testosterona, estrógeno, vitamina D, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.

LDL e HDL

O colesterol é uma gordura, portanto, insolúvel e assim não pode ser transportado pelo sangue. Por isso para ser transportado pelo nosso corpo, ele precisa de agentes carregadores chamados lipoproteínas: LDL e HDL

  • LDL lipoproteína de baixa densidade = colesterol ruim
  • HDL lipoproteína de alta densidade = colesterol bom

O LDL é a lipoproteína que transporta no sangue uma maior quantidade de colesterol com a função de transportar do fígado para vários órgãos do corpo. Se o sangue contém uma alta quantidade de LDL, as células não assimilam suas necessidades e assim, o excesso de LDL é depositado nos vasos sanguíneos provocando o entupimento das artérias.

colesterol 2

O HDL é a lipoproteína composta por colesterol em 20%. A sua função é recolher o colesterol do sangue e levar para o fígado para sua decomposição e eliminação pelo intestino.

O HDL realiza um papel muito importante na prevenção da formação de depósitos de LDL nos vasos sanguíneos. O cigarro diminui o nível de colesterol HDL.

Números

O valor normal de colesterol total no sangue é de 200mg/dl.

Para o LDL os valores variam entre 160mg/dl e 100mg/dl de acordo com o fator de risco, enquanto para o HDL o número deve ser maior do que 40mg/dl.  

Os riscos

O colesterol alto representa um importante fator de risco para a saúde, sobretudo se o nível estiver alto por muito tempo, aumentando a possibilidade de causar danos ao coração e aos vasos sanguíneos.

Arteriosclerose (ou seja, a formação de depósitos gordura nas paredes dos vasos que causam o entupimento); trombose (é a oclusão dos vasos sanguíneos); infarto do miocárdio; dificuldade de circulação nos vasos das pernas; oclusão das artérias coronárias.

Os mandamentos para combater o  colesterol

À luz do que sabemos, parece de fundamental importância a redução dos níveis de colesterol total e também a relação entre o colesterol bom HDL e o colesterol ruim HDL.

Uma boa alimentação e um estilo de vida mais saudável ajudarão sem dúvida, a regular a concentração de colesterol no sangue:Colesterol

Adotar um estilo de vida mais sadio

O estilo de vida dos dias de hoje muitas vezes exige que fiquemos acordado até tarde, trabalhar o dia inteiro, comer algo rápido na hora do almoço como um lanche. Isto, além de causar estresse, muda o ritmo do metabolismo e o do colesterol também. Quanto mais estresse, mais colesterol já que ele é o precursor do hormônio do estresse. Para diminuir a necessidade do colesterol, basta reduzir o estresse adotando uma estilo de vida mais saudável.

Manter o peso sob controle

A circunferência abdominal é um indicador da quantidade de gordura depositada nas vísceras, diretamente relacionada ao risco de problemas cardiovasculares. Eliminar os quilinhos extra e normalizar o peso é fundamental.

Fazer atividade física

A atividade física aumenta o nível do HDL, o colesterol bom, e sobretudo ajuda a manter o peso sob controle.

Prefira as gorduras insaturadas 

Quantidades elevadas de ácidos graxos saturados pode aumentar o seu nível de colesterol. As gorduras saturadas estão presentes principalmente nos alimentos de origem animal, nos biscoitos e no óleo de cozinha. As gorduras monoinsaturadas, presentes no azeite de oliva, nozes, gergelim e amendoim são capazes de reduzir o colesterol LDL e prevenir o nocivo problema do processo de oxidação.

Maior ingestão de fibras

Aumentar a ingestão de fibras comendo todos os dias frutas e verduras, mas também grãos e legumes como feijão, ervilha e lentilha, muito ricos em fibras e proteínas.

Consumo moderado de álcool

Consumir bebidas alcoólicas com moderação beneficiará não só o colesterol. Não precisa abandonar completamente o álcool, até porque o uma taça de vinho tinto faz bem!

Consumir gorduras poliinsaturadas

O peixe é um alimento rico em gorduras poliinsaturadas como o omega-3, que ajuda a reduzir os triglicerídeos e o colesterol. As gorduras poliinsaturadas fazem bem à saúde, são gorduras boas que o nosso organismo não é capaz de produzir sozinho. Por isso devemos consumir essa gordura escolhendo bem nossos alimentos, ela está presente nos peixes, óleos vegetais e oleaginosas.

Praticar métodos de cozimento saudáveis

Sempre que possível prefira os métodos de cozimento naturais, tais como cozinhar na água ou no vapor e assar evitando as frituras. Priorize também, as carnes magras.

Consumir vegetais

Os esteróis vegetais são substâncias gordurosas de origem vegetal presente principalmente nos óleos vegetais e nas frutas secas ou ainda, em quantidades menores, nas frutas frescas e verduras como o brócoli, couve-flor, couve de bruxelas e azeitonas. Alguns estudos apontam que o consumo diário desses alimentos ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Prevenção e controles médicos

Avaliação periódica e indicações do próprio médico ajudarão a prevenir e até curar. Visite regularmente um médico.

 

Comments are closed.